Foto: Charles Guerra (Diário)
Pelo dito popular, a comida de mãe é sempre mais gostosa porque é feita com amor e carinho. Com isso em mente, a direção da Escola Municipal Maria de Lourdes Castro, junto com um grupo de mães, avós e responsáveis dos alunos, criou o projeto Mãos de Mãe. A iniciativa leva, uma vez por semana, as mães para a cozinha do colégio para preparar a merenda escolar.
UFSM abre curso de extensão sobre o impeachment de Dilma
Segundo a diretora, Silvana Guerino, a escola, que fica no Residencial Leonel Brizola, Região Centro-Leste, tem um caráter comunitário e costuma ter participação da família dos alunos em diversas atividades. Silvana conta que o projeto da merenda partiu das próprias mães e começou em agosto do ano passado, quando elas faziam pães e bolos para o lanche das crianças. Neste ano, elas decidiram retomar o Mãos de Mãe, mas voltado para a variedade dos pratos a serem servidos, com risotos, massas, sopas e outras opções salgadas.
- Não é por falta de merendeiras, nosso quadro está completo. É uma iniciativa delas, e eu acho um ótimo exemplo para as crianças. A merenda é feita com todo o carinho e capricho e, antes de irem embora, elas limpam tudo, deixando a cozinha um brinco - conta a diretora.
Depois de 20 anos de viagem de bicicleta pelo Brasil, ciclista dá palestras em escolas
O grupo de mães troca conforme a semana, mas três mulheres são, de acordo com Silvana, as coordenadoras do projeto: Maria de Fátima de Moura, 57 anos, Sandra França Kenner, 46, e Ivanir de Oliveira Gonçalves, 48. Elas são mães e avó de estudantes do colégio e vão à escola semanalmente para organizar o cardápio, preparar a refeição e limpar a cozinha.
Ivanir diz que é muito emocionante estar na escola para fazer a merenda e servir as crianças, principalmente porque os alunos retribuem o carinho e o cuidado. Ela conta que o filho, Matheus, 7 anos, que está no 2º ano do Ensino Fundamental, pede que a mãe vá todos os dias fazer a merenda escolar.
Sandra lembra que, há cerca de duas semanas, as crianças bateram palmas no momento em que foram comer, e que foi difícil segurar a emoção.
Escola Sesc do Rio oferece dez bolsas de estudo para o Rio Grande do Sul
UNANIMIDADE
A pequena Lauren Kenner Ferreira, 8 anos, que é filha de Sandra e está no 3º ano do Ensino Fundamental, conta que gosta quando a mãe vai fazer a merenda. E a explicação é simples:
- Porque a comida da minha mãe é gostosa - diz a menina.
Mas não são só os filhos das participantes que gostam da merenda feita pelas mães do projeto. A pequena Julia da Silva Rossato, 7 anos, da pré-escola, diz que gosta quando elas vão fazer a comida. Ela diz que gosta e come bastante quando a merenda é feita pelas mamães.